Associação das Empresas de Tecnologia para Contratações Governamentais
Facilitar a governança em contratações públicas, de forma íntegra e inovadora, impulsionando a transparência, rastreabilidade, segurança e conformidade por meio de tecnologias avançadas e práticas de compliance, para assegurar um gerenciamento eficiente e ético dos recursos públicos.
Ser a vanguarda da excelência em contratações públicas no Brasil, definindo o padrão para uma governança responsável e sustentável alinhada com os princípios ESG (Ambiental, Social e Governança), e ser a principal facilitadora de uma transformação digital inclusiva e transparente no setor público.
Agimos com honestidade absoluta, em prol da transparência nas contratações públicas
Promovemos soluções tecnológicas e disruptivas que apoiam o setor público, melhorando a rastreabilidade e a eficiência dos processos de aquisição.
Mantemos nosso compromisso com a proteção de dados e a integridade dos sistemas, servindo como uma alavanca para as melhores práticas em contratação pública.
Dedicamo-nos à adesão estrita às normas regulatórias, promovendo práticas de compliance e governança responsável em todas as nossas operações.
Valorizamos e estimulamos o trabalho conjunto entre associados, órgãos governamentais e a sociedade, buscando sinergia em nossos objetivos comuns.
Empenhamo-nos em causar um impacto positivo na sociedade, conduzindo negócios de forma ética e contribuindo para o desenvolvimento social sustentável.
Somos uma Govtech que, a partir de conhecimento, tecnologia e serviço, facilita negociações entre municípios e a iniciativa privada. Tornamos os processos de compras públicas mais acessíveis para os negócios brasileiros de todos os segmentos e portes e facilitamos ao poder público a realização da melhor compra, contribuindo com uma economia de 28% aos cofres públicos e processos até 76% mais rápidos.
O nosso propósito é transformar o Ecossistema de Compras Públicas, tornando-o mais ágil, democrático e simplificado.
Analista de Sistemas especializado em aplicações Web para soluções tecnológicas voltadas à gestão pública. Desde 2016, atua como CEO do Portal de Compras Públicas, onde lidera iniciativas para incorporar as melhores tecnologias visando à eficiência das compras públicas estaduais e municipais. Além disso, é Mentor de Negócios pelo BNDES Garagem e, em 2023, foi eleito Presidente da ATCG – Associação das Empresas de Tecnologia para Contratações Governamentais.
O Instituto Protege tem como objetivo compreender a fundo a necessidade e as características específicas do cliente e criar especialmente para ele uma solução diferenciada, única, calcada no Direito, na Administração e na Gestão Pública, que se traduza em resultados concretos.
Idealizado por um notável grupo de juristas, gestores públicos, acadêmicos, juízes, conselheiros, desembargadores e ministros, o Instituto Protege Escola Brasil atua no apoio à eficiência da gestão pública e da segurança jurídica dos gestores, oferecendo-lhes tranquilidade e confiança para lidar com os órgãos de controle.
Sabemos que um dos maiores desafios da administração pública eficiente é conseguir responder às demandas da sociedade mesmo contando com recursos escassos, considerando-se sempre a realidade orçamentária do ente.
Compreendendo-se que esse desafio é também social, e não apenas político, o Instituto Protege tem desenvolvido estudos, pesquisas e capacitações, considerando-se a legislação e os instrumentos jurídicos existentes, para auxiliar os gestores públicos a desenvolver soluções inovadoras, específicas para as necessidades com as quais se deparam no exercício da gestão eficiente.
Caso tenha interesse em conhecer os nossos serviços, nos colocamos à disposição para uma visita de cortesia e apresentação de nosso escopo de trabalho.
Advogado, Professor e Consultor; Diretor Jurídico da Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados; Diretor Presidente do Instituto Protege; Diretor Jurídico da Associação das Empresas de Tecnologia para Contratações Governamentais – ATCG; membro fundador do Instituto Nacional da Contratação Pública (INCP); coordenador da pós-graduação de Licitações e Contratos do Complexo de Ensino Renato Saraiva (CERS). Especialista em Direito Público, com atuação em processos licitatórios e contratos públicos, processos administrativos perante os Tribunais de contas e processos judiciais, bem como na elaboração de regulamentos de licitação e contratos. Autor de vários artigos, com participação em obras coletivas.
O Compras BR é um sistema para disputa de licitações eletrônicas que permite realizar Pregoes Eletrônicos para aquisição de bens e serviços comuns. Totalmente aderente a legislação como a Lei nº 10.520/02, a Lei nº 8.666/93 e suas alterações, bem como com a Lei Complementar nº 123/06, para o tratamento diferenciado às cooperativas, empreendedores individuais, micro e pequenas empresas, e também aderente ao novo Decreto 10.024/2019 que trata da mudança da fase de lances para os modos “ABERTO”, “ABERTO E FECHADO”.
Proporciona maior economia aos compradores uma vez que é sem custo ao comprador, proporciona acesso de um número maior de fornecedores que permite maior disputa nas licitações e consequentemente a compra por melhores preços. Aos fornecedores a possibilidade de negociar com um maior número de compradores devido ao acesso a mais editais, redução de custo de deslocamentos e ampliação do raio de atuação.
Totalmente seguro e transparente, todos os atos e ações são registrados em ata, gerada automaticamente durante a execução de cada fase do pregão. Toda a documentação necessária, fichas técnicas e catálogos dos produtos são anexados e enviados via sistema permitindo ao pregoeiro a análise de toda a documentação para garantir a legalidade e proporcionar o melhor compra possível.
Além de proporcionar legalidade, segurança, comodidade e transparência, possuímos uma equipe de suporte especializada e pronta para apoiar, esclarecer e tirar suas dúvidas através dos nossos canais atendimentos.
Na era digital, onde eficiência e transparência são fundamentais, a LICITANET se destaca como a principal plataforma para simplificar e otimizar processos de licitação. Com uma abordagem inovadora e tecnologicamente avançada, a LICITANET oferece uma solução abrangente para empresas, governos e entidades públicas.
Com a LICITANET, licitar nunca foi tão fácil e eficiente. Seja para empresas em busca de novas oportunidades de negócio ou para entidades públicas em busca de fornecedores qualificados, a LICITANET é a escolha inteligente para simplificar o processo de licitação e alcançar resultados excepcionais.
Fundador da Plataforma Licitanet, uma inovação em licitações e contratos que desde 2014 possui a missão de trazer excelência nas compras governamentais.
O Portal BBMNET Licitações foi desenvolvido pela Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), que é uma associação civil sem fins lucrativos e tem como principais objetivos organizar, desenvolver e prover o funcionamento de sistemas que permitem a realização de negócios com mercadorias, bens e serviços em ambientes que adoram as melhores práticas no uso da tecnologia da informação.
A sede administrativa da BBM é na Cidade de São Paulo e conta com unidades operacionais nas cidades de Porto Alegre – RS, Curitiba – PR e Uberlândia – MG. Ano de Fundação: 2002.
O Portal BBMNET Licitações está operando em sua 4ª versão, implantada em março de 2023 e que atende plenamente às exigências da nova Lei 14.133/2021.
Desenvolvido para aproximar e incluir as empresas privadas nos processos licitatórios do Governo, esta é uma solução que veio para impulsionar o crescimento dos empreendedores que querem vender para a administração pública no Brasil.
Com o LiciteGov, a sua empresa ganha um novo canal de atuação, com milhares de novos clientes em potencial e milhões de reais em faturamento. Tudo isso com muita agilidade, transparência e segurança, economizando o tempo dos seus colaboradores e consequentemente aumentando sua produtividade.
Analista de Sistemas, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Sócio Fundador do Grupo Promáxima; CTO CO-FOUNDER Fonte de Preços; CTO CO-FOUNDER LiciteGov. Especialista em Gestão Pública e Tecnologia da Informação, com atuação em centenas de projetos de pesquisa, gestão e tecnologia com órgão federais, estaduais e municipais, bem como na esfera privada, atuando como consultor empresarial em médias e grandes corporações.
Para se tornar um associado da Associação das Empresas de Tecnologia para Contratações Governamentais (ATCG), você deve seguir os procedimentos estabelecidos no estatuto da associação:
Existem duas categorias principais de associados.
Aqueles que estiveram presentes na Assembleia Geral de constituição da associação e estão consignados na Lista Nominativa de Associados Fundadores.
São os que se inscreveram no quadro social após a fundação da associação, tendo seus nomes aprovados pela Diretoria, e que se comprometem a cumprir o estatuto da ATCG.
Para se tornar um associado efetivo, você precisa:
Uma vez admitido, os associados efetivos devem pagar contribuições estabelecidas pela Assembleia Geral, cujos valores são registrados em ata da Assembleia Geral ou no regimento interno.
Como associado, você terá direitos e deveres específicos, incluindo o direito de votar e participar nas assembleias gerais e a obrigação de cumprir as decisões da Diretoria e da Assembleia Geral, além de manter as contribuições em dia.